A importância do backup no Banco de Dados

Olá pessoal, hoje o assunto não é específico para SQL Server, mas server pra todos os softwares de banco de dados existentes e inclusiva serve para a VIDA de vocês DBA’s, administradores, trabalhadores da área de TI.

A principal função de uma backup é ter a capacidade de restaurar os dados até determinado tempo no espaço (RPO). Vale ressaltar que backup não é solução de alta disponibilidade.

Uma boa comparação para ter a real necessidade de uma backup é compará-lo com algum seguro de carro/casa: é bom ter e melhor ainda não precisar utilizar.

Lembrando que em caso de dúvida, problemas, suporte, consultoria acesse:  SRTech Soluções

Backup Computer Key

Uma boa estratégia de backup proporciona que o RPO seja baixo, sendo o ideal ser o mais próximo a zero, ou seja, até o momento atual/sem perder dados/minutos trabalhados.

Vamos supor uma situação em que o banco de dados é usado por uma aplicação departamental com um único usuário acessando uma hora por dia.  Em uma eventual pane no banco de dados, caso o backup seja restaurado para o final da semana anterior (RPO), não causaria muito transtorno uma vez que o usuário pode recuperar os dados perdidos em poucos minutos de trabalho.

Porém se tivermos uma aplicação empresarial com centenas de usuários concorrentes, operando 24 horas por dia nos sete dias da semana (24×7) realizando consultas/vendas nesse banco de dados. Este não suportaria perder tantos dados, causaria danos irreparáveis na empresa. Sendo assim, uma pane nesse servidor deve ter RPO igual ao milissegundo atual, ou seja, não pode haver perda de dados.

Nos dois cenários acima descritos o RPO deve ser baixo, no entanto seriam necessários investimentos e estratégias de backups diferentes.

No primeiro exemplo, um backup semanal até seria o suficiente, já no segundo teriam que haver diversos investimentos em backups para garantir um RPO próximo ao momento atual.

A pergunta que deve-se fazer para definir uma boa estratégia de backup é a seguinte:

  • Quantos minutos trabalhados posso perder sem prejudicar minha empresa?

Com a resposta em mãos ficará fácil elaborar o melhor plano possível.

 

Em breve, teremos mais post’s!!

Abraço,

Henrique Ribeiro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s