Alta Disponibilidade – High Availability / Recuperação de desastres – Disaster Recovery

Olá pessoal, hoje discutindo com um cliente sobre o projeto dele percebi que tem muitas pessoas que não compreenderam a questão de Alta Disponibilidade (HA) e Recuperação de Desastres (DR).

Sendo essa um questão importante a ser completamente entendida na fase de projeto, decidi escrever brevemente sobe Alta Disponibilidade e Recuperação de Desastres, afim do pessoal que não é da nossa área de TI compreender seus objetivos.

Lembrando que em caso de dúvida, problemas, suporte, consultoria acesse:  SRTech Soluções

  • Alta Disponibilidade (HA), por definição, é  um sistema informático resistente a falhas de hardware, software e energia, cujo objetivo é manter os serviços disponibilizados o máximo de tempo possível.
  • Recuperação de Desastres (DR), por definição, é um conjunto de políticas e procedimentos para permitir a recuperação ou continuação da infraestrutura de tecnologia e sistemas vitais na sequência de um desastre natural ou provocado pelo homem.

Com os conceitos básicos assimilados, vamos por em prática com alguns exemplos básicos.

HA:

  • Temos a empresa ABC a qual é uma grande player do mercado, operando aproximadamente 20h por dia nos 7 dias da semana, entre atendimento ao público e serviços internos. Foi configurado uma solução de HA a qual permite 99,9% de disponibilidade. Durante um chuva muito forte com trovoadas e raios, aconteceu que um pico de energia acabou queimando componentes do Servidor01, ficando este sem poder operar devido as falhas dos componentes afetadas. Porém como a HA seguiu regras de boas práticas, o Servidor02 esta em outra localidade física da empresa e não sofreu nenhuma pane devido a descarga elétrica. Este por sua vez teve plena capacidade de assumir os serviços do Servidor01 (o qual foi afetado) e a empresa continuou trabalhando normalmente, sem notar quedas ou interrupções dos sistemas/serviços prestados.

DR

  • Temos a empresa ABC a qual é uma grande player do mercado, operando aproximadamente 20h por dia nos 7 dias da semana, entre atendimento ao público e serviços internos. Foi configurado uma solução de DR, a qual permite restabelecer os serviços em 50 minutos e perder no máximo 5 minuto de trabalho. Desastres tem baixa probabilidade de acontecer, porém caso ocorram podem trazer grandes problemas para a empresa. DR cobre tanto desastres naturais quanto humanos, desde terremotos a erros de operação do sistema (falha humana). Esse plano de DR inclui 5 itens distintos: hardware, software, rede, processos e pessoas. A empresa ABC infelizmente foi atingida por um raio e como consequência vários componentes queimaram, inclusive havendo um pequeno incêndio no Data Center, impossibilitando o uso dos equipamentos. Nesse cenário uma solução apenas de HA não seria suficiente para por a empresa de volta em operação. Assim o plano de DR previamente realizado, com todos os 5 itens atendidos pode por todos de volta ao funcionamento em poucos minutos. Sendo assim a empresa esteve offline apenas alguns minutos, sem afetar o atendimentos aos clientes, fornecedores e sem perder credibilidade no mercado.

Agora que compreendemos as diferenças entre HA e DR nota-se que DR é algo maior e mais complexo o qual acaba incluindo soluções de HA dentro de si, porém juntamente de outros processos.

Para empresas pequenas/médias indica-se ao menos a solução de HA.

Para demais empresas indica-se alguma solução de DR e obrigatoriamente uma boa solução de HA.

Em breve, teremos mais post’s!!

Abraço,

Henrique Ribeiro

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